Welcome to Sånn, a ready-made solution for showcasing your body of work in a truly captivating manner! It’s exactly what your projects have been waiting for all this time!

pesquisar

Serei eu um líder

O que poderá acontecer quando assumires o controlo da tua vida?

Esta é uma questão essencial no campo da liderança pessoal, chama-se RESPONSABILIDADE.

O que é que influencia, de forma positiva ou negativa, a tua capacidade em assumires o controlo da tua vida?

O ditado diz “Quem nada quer fazer, arranja desculpas. Quem quer fazer algo, encontra um meio.”

Assumires a responsabilidade da tua vida e teres uma atitude de Mestre (ESCOLHA) ou de Vítima (SOFRIMENTO) depende apenas e somente de ti!

Calma, respira! Por vezes, acontece que se tenha uma atitude de vítima, é perfeitamente normal, somos humanos. No entanto, o desafio é estar mais consciente desses momentos, reconhecer e aceitar quando se está preso e, então, decidir sair da situação.

Deixo aqui, humildemente, algumas simples reflexões…

Mas então, o que é SOFRIMENTO? será…

  • Dependência de razões e condições externas a ti mesmo. As situações, os acontecimentos detêm um poder sobre ti. Estás assim em modo reactivo sem poder ou com uma ilusão de poder…
  • Extinção dos fogos em modo bombeiro em detrimento da prevenção…
  • Limitação da margem de manobra e vivência constante num estado de medo, agitação e ansiedade.  Na posição de Vítima, a energia do medo é dominante, é uma energia que impede o progresso e que paralisa, literalmente…
  • Permanência num estado de falta de algo e de insatisfação. Nada é suficiente. Falta de tempo, falta de dinheiro, falta de ideias, ausência de conhecimentos, de competências. Enfim, falta de energia para fazer o que realmente anima e motiva…
  • Conservação de um discurso interior de incapacidade e vivência de um sentimento de impotência: não posso, não sei o que fazer, não sei por onde começar, não tenho formação superior, não tenho contactos…etc…
  • Busca incessante de atenção e de simpatia nos outros através da transformação de um acontecimento inócuo numa situação dramática: justificar-se, culpabilizar, condenar, queixar-se, estar em constante negação…
  • Culpabilização dos outros pelo que não resulta ou não funciona na tua vida. Tudo o que acontece nunca é da tua culpa, mas sim do pai, da mãe, da/o irmã/o, do chefe, do cônjuge, ou até mesmo do vizinho do lado. Não te sentes envolvido no conteúdo das situações. Assim, os problemas acabam por serem vistos como maiores do que aquilo que realmente são, na medida em que lhe dás demasiada importância…
  • Em resumo, a Vitimização é um gasto de muita energia, em vão, pois não te focas no momento presente e no que realmente importa.

E o que é ESCOLHA ? é…

  • Seres o mestre dos teus pensamentos, palavras e acções em todas as circunstâncias. É seres o criador e co-criador da tua experiência de vida e moldares a tua realidade à tua imagem…
  • Permite-te ser o capitão do teu próprio navio e não deixes ninguém assumir o controle…
  • Sentires em consciência o teu poder pessoal independentemente do que acontece na tua vida. É um poder autêntico…
  • Seres plena e inteiramente responsável da tua vida sem nuances ou meias medidas, ou seja, assumires a 100% o que te acontece – a tal resiliência, e o que fazes depois…
  • Veres-te como superior aos teus problemas, pois assim és capaz de resolver as adversidades da vida…. Permite-te fazeres como a águia…levanta voo para melhor observar a situação…
  • Renunciares ao que não escolhes e libertas-te, pois, a escolha é liberdade incondicional…
  • No dia-a-dia, vives um estado de paz, de alegria e de serenidade…
  • Jogares o jogo da vida, continuares a aprender e a ter acesso a um mundo de infinitas e inimagináveis possibilidades…
  • Em resumo, a Escolha é seres proactivo e ajudares-te a ti próprio quando te permites resgatar e viver o que de melhor há em ti.

Quando chega a hora de escolher, permite-te ouvir a tua voz interior. Não te irás arrepender da tua escolha pois sentes muitas emoções positivas: alegria, prazer, felicidade…. Lembra-te: decides com a cabeça e escolhes com o coração.

Assumires o controlo da tua vida bem como o teu sucesso, é saberes transformar a atitude passiva de Vítima para uma atitude proactiva de Mestre que escolhe em consciência.

Então, que preferes?

Deixe um comentário

X